quarta-feira, 17 de junho de 2015

São os atropelamentos um bom método para a monitorização de padrões sazonais da fauna selvagem?

Atualmente, a Rede RISFA está a trabalhar nos dados transmitidos pelos colaboradores para a elaboração do primeiro relatório anual, correspondente ao ano 2014. Aproveitando o avanço no tratamento dos dados, quisemos realizar uma primeira aproximação a um dos objetivos marcados no projeto: poder estabelecer uma relação entre a época do ano e a frequência de atropelamentos, como ferramenta sobre a que poder tomar medidas preventivas. 

Para isso, utilizámos os dados de uma das espécies mais frequentemente detectadas, o ouriço-cacheiro, e numa zona, Galiza, onde além de contar com um bom número de colaboradores que permitiu obter uma cifra considerável de registos de ouriços-cacheiros atropelados, há estudos prévios, que nos permitirem comparar, em termos muito gerais, os resultados obtidos para tentar discernir se os atropelamentos podem ser um método ajeitado para a monitorização de patrões sazonais da fauna selvagem, empregando ao ouriço-cacheiro como caso de estudo.


Este estudo preliminar apresentou-se no 4º Encontro Ibérico de Ecologia, que decorreu entre o 16 e o 19 de Junho de 2015 em Coimbra (Portugal), como comunicação em formato poster, no âmbito do Simpósio 4: Investigação ecológica de longo prazo. O livro de atas do encontro está disponível para download no seguinte link: Livro de Atas.

Os resultados obtidos para atropelamentos de ouriço-cacheiro na Galiza durante o 2014, e sua comparação com os estúdios prévios realizados pela Sociedad para la Conservación de los Vertebrados e o Grupo de Estudo dos Animais Salvaxes, permitiu vincular o número de casos reportados com a atividade da espécie ao longo de seu ciclo biológico, sendo primavera e o verão quando se registou o moior número de atropelamentos, un oitenta e oito por cento do total, o que coincide com certas etapas decisivas do ciclo anual da espécie.


Se desejar fazer o download do poster, pode fazer clicando sobre a imagem do mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário