terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Apresentação da Rede Colombiana de Seguimento de Fauna Atropelada (RECOSFA)

No passado mês de Dezembro decorreu o IV Congresso Colombiano de Zoologia, no Centro de Convenções Cartagena de Índias (Colômbia).
Dr. Juan Carlos Jaramillo na apresentação da RECOSFA

Em dito Congresso apresentou-se a Rede Colombiana de Seguimento de Fauna Atropelada (RECOSFA), projeto que conta com a estreita colaboração da Rede RISFA, em resultado do acordo com o Dr. Juan Carlos Jaramillo Fayad, adscrito ao  Instituto Tecnológico Metropolitano de Medellín (Colômbia).

A presentação pode ser descargada desde este link.

A RECOSFA é criada como uma ferramenta para recopilar informação de mortalidade de vertebrados na rede de estradas de Colômbia, com o principal objetivo de oferecer critérios para a redução e prevenção dos atropelamentos de fauna.
Logo da RECOSFA
A informação que se pretende obter inclui: espécies mais afetadas, maior concentração de atropelamentos (pontos negros), bem como as condições particulares destes dentro das estradas colombianas.

A metodologia da Rede Colombiana de Seguimento de Fauna Atropelada consiste na realização de transectos, aproveitando os deslocamentos habituais dos colaboradores, de forma periódica. Os colaboradores podem-se inscrever preenchendo um formulário  no site. Ademais, para a tomada de dados vai se utilizar preferencialmente o software CyberTracker, instalado num Smartphone ou Tablet com GPS e com sistema operativo Android.

Deste jeito, a RECOSFA compartilha a metodologia com a Rede Ibérica o que há de permitir, num futuro, comparar dados e detectar patrões comuns em quanto aos condicionantes que influem de maneira determinante nos atropelamentos de fauna.

A RECOSFA tem como antecedente um trabalho sobre estratégias de medição do impacto da infraestrutura rodoviária sobre a mortalidade de vertebrados no vale do Aburrá, apresentado durante o VI Foro Internacional de Mobilidade de Medellín, que foi celebrado em dita cidade o 19 de novembro de 2014, e que serviu como precursor deste projeto irmão que esperamos tenha uma grande projeção e que sirva como ferramenta de conservação da biodiversidade colombiana.
Slide que mostra algúns atropelamentos de vertebrados colombianos

Desde a Rede RISFA continuaremos a apoiar e colaborar com aqueles projetos que, como a RECOSFA, promovam a minimização dos efeitos que, as estradas, têm sobre a biodiversidade mundial.
Passagens de fauna arborícolas colombianos.


Sem comentários:

Enviar um comentário