terça-feira, 9 de dezembro de 2014

A Rede RISFA no CONAMA 2014

Poster da Rede RISFA
Como já adiantaramos em Outubro, a Rede Ibéria de Seguimento de Fauna Atropelada teve presença no Conama2014, que decorreu em Madrid entre os dias 24 e 27 do passado mês de Novembro. A Rede RISFA apresentou no congresso uma Comunicação Técnica em formato escrito e poster, disponíveis para a consulta e download no seguinte link: 

Nestas comunicações técnicas, apresentamos a Rede RISFA como um projeto de Ciência Cidadã que implica a participação do público geral em atividades de investigação científica de modo a que os cidadãos contribuem ativamente à ciência facilitando dados experimentais.

Com a Rede RISFA pretendemos também que os voluntários, ao mesmo tempo em que contribuem informação valiosa à investigação, adquiram novos conhecimentos ou habilidades, e desenvolvam um melhor conhecimento do método científico de maneira atraente. 

Esperamos, por tanto, que como resultado deste palco aberto, colaborativo e transversal, as interações entre ciência, sociedade, e políticas melhoram, conduzindo a uma investigação mais democrática, baseada na tomada de decisões fundamentadas no conhecimento surgido do método científico levado a cabo, total ou parcialmente, por cientistas aficionados ou não profissionais.

O Projeto foi um dos poucos apresentados sobre Ciência Cidadã, junto com o Project Marnoba de gestão de lixos marinha, accessível desde este link.

As comunicações da Rede RISFA foram algumas das contribuições com as que AAECAD tomou parte ativa do congresso, e das que podeis saber algo mais neste pós de Eduardo Ferrando (em Espanhol), Vice-presidente de AAECAD.


O grau de aceitação, tanto por parte do público, como da organização do Congresso, foi muito satisfatório, sendo este projeto escolhido como uma das 9 comunicações técnicas , de um total de 429 apresentadas,  resenhadas e difundidas pela própria organização.
Selecção de Comunicações Técnicas do CONAMA 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário